“Protesto não deve ser apenas a política da denúncia. Ao contrário, deve mostrar o caminho para a transformação pessoal e social. O poder do protesto não está em sua raiva, mas em seu convite. A prova do protesto é se ele aponta e abre o caminho para mudança ou simplesmente denuncia o estado atual. Quando o protesto é algo tanto instrutivo como construtivo na sociedade, ele torna-se algo com o qual é preciso lidar, e não apenas algo que deve ser meramente contido.(…)

Nós nunca devemos ficar satisfeitos com o mero protesto ou reclamação sobre as coisas que acreditamos estarem erradas. Pelo contrário, devemos fazer o trabalho mais difícil, mais criativo e, em última instância, mais profético, de encontrar e oferecer alternativas (…).

A mudança clara do protesto às alternativas poderia alterar o quadro político do debate. 

Protesto e manifestantes são facilmente anulados. Ainda que a tradição nobre e necessária de protesto cidadão deve, naturalmente, continuar, ela deve sempre apontar na direção de conectar concretamente alternativas políticas viáveis que realmente podem resolver os problemas diante de nós. 

Oferecer prognósticos promissores é o que há de melhor em nossas tradições de dissidência e protesto. Dizer “sim”, e não apenas “não”, dá aos líderes políticos algo para considerado e debatido, e não apenas algo para deter. E alternativas oferecem aos cidadãos algo para defender e não apenas algo para se opor. A alternativa política traz mais energia e possibilidades para o debate público do que a oposição política pode por si só. Ser “a favor de” é simplesmente melhor do que apenas ser “contra”. E isso, em última análise, será mais bem sucedido.”

Jim Wallis, cristão ativista político e autor de muitos livros, dentre eles God’s Politics (A Política de Deus) e The Great Awakening: Reviving Faith and Politics in a Post-Religious Right America (O Grande Avivamento: Revivendo Fé e Política na América Pós-Direita Religiosa).

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações