"Você acredita honestamente que Deus gosta de você e que não o ama apenas porque teologicamente ele tem de amá-lo?". 

Se você pudesse responder com uma honestidade visceral: "Ah, sim, sou profundamente querido por DEUS", você experimentaria, por si mesmo, uma compaixão serena, que se aproxima do significado da ternura.

Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho de seu ventre? Mas ainda que essa viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Isaías 49:15

A Escritura Sagrada sugere que a essência da natureza divina é a compaixão e que o coração de Deus é definido pela ternura. "Graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas, para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz" Lc 1:78,79

Richard Foster escreveu:

Seu coração é o mais sensível e terno. Nenhum ato passa despercebido, não importa quão insignificante ou pequeno. Um copo de água fresca é suficiente para fazer brotar lágrimas nos olhos de Deus. Como a mãe orgulhosa, que vibra ao receber de seu filho um buquê de dentes-de-leão murcho, assim Deus celebra nossas débeis expressões de gratidão.

Jesus entende de forma singular a ternura e a compaixão do coração do Pai, pois "nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade" (Cl 2:9). Por que Jesus amou pecadores, esfarrapados e turbas que não sabiam nada da Lei? Porque seu Pai os amou. Ele não fez nada a partir de si mesmo, mas somente o que seu Pai determinou. Por meio de refeições compartilhadas, pregação, ensino e cura, Jesus representou o entendimento que tinha do amor, que não faz distinção, do Pai — um amor que faz o sol nascer sobre homens bons e ruins, e a chuva cair sobre homens honestos e desonestos (Mt 5:45).

Com estes atos de amor, Jesus provocou um escândalo entre os devotos e religiosos judeus da Palestina:

A coisa absolutamente imperdoável não foi sua preocupação com doentes, aleijados, leprosos, possessos... nem mesmo sua parceria com as pessoas pobres e humildes. O problema real foi que ele se envolveu com falhas morais, com pessoas obviamente irreligiosas e imorais; pessoas política e moralmente suspeitas, inúmeros tipos duvidosos, obscuros, abandonados e desesperançados, existindo como um mal que não pode ser erradicado na periferia da sociedade. Esse foi o escândalo verdadeiro. Ele tinha mesmo que ir tão longe?... Que tipo de amor perigoso e ingênuo é esse, que não conhece seus limites: as fronteiras entre os colegas conterrâneos c estrangeiros, membros e não-membros do partido, entre vizinhos e pessoas distantes, entre chamados honrados e desonrados, entre pessoas morais e imorais, boas e ruins? Como se a distinção não fosse absolutamente necessária aqui. Como se não devêssemos julgar nesses casos. Como se pudéssemos sempre perdoar nessas circunstâncias. Hans Kung

Porque a luz do sol que brilha e a chuva que cai são oferecidas tanto aos que amam a Deus quanto aos que o rejeitam, a compaixão do Filho acolhe aqueles que ainda estão vivendo no pecado. O sorrateiro fariseu dentro de todos nós se esquiva dos pecadores. Jesus se vira para eles com gentil graciosidade. Ele se mantém atento, do início ao fim, à vida deles, em favor de sua conversão "que é sempre possível, até o último momento".

Juliano Fabrício na nova série #provocações – “O impostor que vive em mim/Brennan Manning.”

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações