“Se alguém nos perguntasse: “O que é a Bíblia?” provavelmente não começaríamos nossa resposta dizendo: “A Bíblia é um livro realista”. Contudo, no século em que estamos esse poderia ser o melhor ponto de partida – enfatizar o realismo da Bíblia em contraste com o romantismo que caracteriza o conceito de religião do século 20. Para a maioria das pessoas modernas, a verdade é para ser buscada por meio de um salto do qual extraímos nossas próprias experiências.

Muitos sentem que a Bíblia devia retratar uma visão romântica da vida, mas a Bíblia é de fato o livro mais realista do mundo. Ela não diz de modo pouco sincero: “Deus está no seu céu – tudo está bem com o mundo!” A Bíblia encara de frente os dilemas do mundo. Contudo, diferentemente do realismo moderno que termina em desespero, a Bíblia tem respostas para os dilemas. E ainda, diferentemente do romantismo moderno, suas respostas não são otimismo sem uma base suficiente, nem esperança pendurada num vácuo.

Por isso devemos dizer de imediato às pessoas deste século: a Bíblia é um livro de fibra resistente.

O realismo da Bíblia conduz a muitas aplicações práticas. Por exemplo, por ver os homens como pecadores, a Bíblia ensina que existe a necessidade da força nesse mundo caído. Forma não se desenvolve sozinha. Allen Ginsberg era típico de alguns que dizem que a forma é desnecessária; tire a forma e a vida sairá bem, na certa. Mas dê uma boa olhada na sociedade sem forma e sem pelo menos alguma força que a faça manter essa forma. A anarquia logo desumaniza os homens.

Mas felizmente a Bíblia dá respostas que se adequam à estrutura de um mundo perdido. Ensina que a força precisa ser usada em muitos diferentes níveis. Os cristãos entendem que a punição deve ser usada em casa. Se seus filhos são parte da raça revoltada dos homens (como a Bíblia afirma que são), então em nossos lares precisamos providenciar estrutura e forma, bem como liberdade. O equilíbrio de forma e liberdade precisa existir no lar de um modo prático: deve haver um castigo como parte do amor.

O conceito bíblico está enraizado no caráter do próprio Deus. Deus existe e ele é santo: ele odeia o pecado e o erro e a crueldade. Ele julgará o pecado: contudo ao mesmo tempo ele é amor. Então a tarefa do cristão é demonstrar e agir com base no caráter de Deus. O cristão não deve ser um ser romântico para com o pecado e a perdição no mundo, pois, em seu lar, sociedade, igreja, organizações e relacionamentos, ele deve implementar o juízo quando necessário – mas com as motivações simultâneas de justiça e amor.

Uma vez enxergando o realismo da Bíblia, podemos entender porque a reforma produziu um sistema democrático de controle de poder. Um cristão não confia nem em si com poder ilimitado. Calvino ponderou que, por serem os homens pecadores, é melhor serem governados por muitos, em vez de o serem por poucos ou por um só homem. Toda organização cristã, e todo estado edificado sobre a mentalidade da Reforma, são construídos para permitir aos homens liberdade sob Deus, mas não uma liberdade ilimitada. Liberdade sem limites não funcionará num mundo perdido; alguma estrutura e forma são necessárias.

Portanto, quando dizemos que a Bíblia é um livro realista, isso não é uma proposição teórica num tabuleiro de xadrez metafísico. Está relacionado com as realidades da vida – realidades no lar, no governo, no modo em que olhamos o mundo.

Francis Schaeffer - em seu livro Não há gente sem importância via: rennovario

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações