Ditador: “Aquele que, investido no governo, concentra em suas mãos todos os poderes” (Dicionário Aurélio).

A palavra é vista com preconceito, desconfiança. O título provoca reações de repulsa e indignação. Quem já passou por um governo com regime ditatorial conta das dificuldades e lutas pela liberdade de se “viver” nestas condições. Sem direito de se defender, opressão e medo que regem o comportamento das pessoas, a lei é o próprio ditador.

Lutamos por liberdade e, por isso mesmo, contra as ditaduras. Queremos escolher, fazer, ir, vir, expressar, decidir, falar, sorrir, chorar, realizar. A liberdade de fazer o que quiser, na hora que quiser, do jeito que quiser, onde se quiser, com quem quiser é o anseio e a ambição de todos. Liberdade é governo, liberdade é poder.

Conta uma parábola do livro de Eclesiastes que havia um jovem, pobre, que estava preso. Mas este jovem tinha uma habilidade que a prisão não podia limitar. Ele era inteligente. Sendo inteligente, pensava com coerência, muito mais coerência que o rei daquele país, que era velho, intolerante e soberbo. Mesmo preso, a popularidade deste jovem cresceu; mesmo livre, a simpatia deste rei foi perdida. Mesmo sem liberdade, este jovem exerceu influência; mesmo com poder, este rei perdeu seus súditos. Um dia, diante de uma revolução, os papéis se invertem, e o rei vai pra prisão e o jovem, antes prisioneiro, vai para o trono. Agora era jovem, livre, esperto e com poder. Anos mais tarde, porém, a história se repetiu quando este já não tão novo rei deixa de ser coerente por se apaixonar pelo poder (Eclesiastes 4.13-16).

O poder não liberta, aprisiona. O poder não alivia, pesa, O poder não satisfaz, provoca mais insatisfação. Ainda assim não queremos ser ditados, queremos ditar, e esta busca se torna mais importante que a própria vida.

É assim que lidamos com Deus. Queremos ser ditadores do Criador e, se ele não fizer o que desejamos, o mandamos para a solitária. Ao mesmo tempo em que suplicamos a solução de nossos problemas, ditamos como Ele deve solucioná-los; ao mesmo tempo em que nos prostramos em desespero, ordenamos que ele faça nossas vontades; ao mesmo tempo em que cantamos em alta voz, desejamos encantá-lo (como um feitiço, mesmo) para que ele se renda aos nossos desejos. Queremos usar o poder de Deus, mas não queremos o relacionamento com Deus. Sinceramente, não queremos.

Mas ele sim tem todo poder e toda a glória. Ele sim é todo poderoso. Ele sim é supremo e numinoso, impossível de ser totalmente conhecido diante da totalidade da sua glória. Ele tem todo o poder nas mãos, mas não é ditador. Ele é amor. Ele é perdão. Ele é compaixão. O poder fora das mãos daquele que criou o próprio poder torna dominador e ditador quem o detém.

Sendo assim, a única forma de sermos totalmente livres é sermos totalmente submissos aquele que detém todo o poder. Isso não quer dizer que vamos dominar as suas ações, e isso é ótimo, pois nem mesmo sabemos o que queremos.

Deixemos de ser ditadores de Deus, para sermos verdadeiramente livres.

Rodolfo Gois é diretor pastoral do TeenStreet Brasil e pastor da IPIB de Maringá, PR. ultimato

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações