Vivemos em uma época de grande proclamação do evangelho. Televisão, rádio, internet, missões ao redor do mundo, quase toda a população do planeta tem acesso à proclamação do Evangelho. Não quero aqui discutir se essa proclamação é ou não bem feita. Simplesmente lembrar que ela existe.

Da mesma forma existe um grande esforço de ensino em muitas Igrejas, edições variadas de Bíblias de estudo, palestras e mais palestras no youtube, links e mais links de estudos de temas cristãos. Também não quero discutir se o ensino é bem feito ou não, simplesmente lembrar que existe um esforço para tal.

Mas existe algo que falta muito na Igreja contemporânea. Vemos na estrutura do evangelho de Lucas algo interessante. Os primeiros 9 capítulos mostram Jesus em sua região (Galiléia) “usando” de uma linguagem de proclamação e ensino. A história galiléia assenta os alicerces da nossa vida em Cristo. Nos últimos 5 capítulos, temos a história final de Jesus em Jerusalém – rejeição, crucificação e ressurreição. Ou seja, a consumação de nossa vida em Cristo – cruz e ressurreição.

O que me chama atenção hoje são os outros 10 capítulos – a chamada jornada pela Samaria. Período em que Jesus anda da Galiléia para a Judéia, passando por terras “hostis” na Samaria. Nessa jornada Jesus pratica o que, ao meu ver, mais falta à Igreja atualmente: a Orientação espiritual. Nesse período Jesus conhece histórias, vidas e “encaixa” a mensagem proclamada e ensinada em suas vidas. Pessoas perdidas, desorientadas … seguidores ou não. A ferramenta mais usada: parábolas – simples, contextualizadas; profundas e instigadoras!

A orientação é aquela que desenvolve a proclamação e o ensino em conversas pessoais, levando a sério a individualidade de cada pessoa e as circunstâncias reais em que cada pessoa vive. As orientações gerais, por mais úteis que possam ser, não leva em consideração muitas coisas. Precisamos de amigos sábios que estejam a par de nossas vidas, que “conheça as sutilezas do pecado e os disfarces da graça” em nossa história.

A orientação espiritual é uma pessoa, de forma intencional e em oração, imergindo-se na vida comum e informal do outro. Intimidade com Deus e vida de oração são pré-requisitos!

A Igreja precisa de homens e mulheres que tenham disposição na jornada samaritana, caminhar juntos, lembrar que existe um Deus agindo. Pessoas dispostas a se levantarem do sofá e imergirem em vidas reais, cheias de conflitos e tempestades! Pessoas que usem suas feridas cicatrizadas como analgésico para feridas abertas do viajante. Mas isso exige tempo, toque, choro, disposição física, mental e espiritual.

“Quem dera” – adaptando o que Moisés falou à respeito de Eldade e Medade no deserto – “todo o povo do Senhor fosse orientador espiritual” (Nm. 11:29)

A Igreja definha por falta deles e delas! A qualidade de proclamação e do ensino é muito questionável por falta deles e delas!

Proclamação, ensino e ……. ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL!

*mais uma vez sou muito grato à Eugene Peterson por me fazer refletir sobre essas ideias!

Juliano Fabricio em outras fronteiras

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações