Hoje eu não tive como não ouvir um diálogo de dois rapazes na fila do banco atrás de mim. Com tanto evangeliquês, detectei logo que os dois eram crentes. Parte da conversa era como que uma amostra de currículos eclesiásticos. “Segunda tenho reunião da liderança, terça tenho minha célula, quinta tenho grupo de casais, sexta tem evangelismo, sábado culto de jovens e domingo culto normal. É difícil, tem hora que fico muito cansado, mas é assim mesmo…” ouvi. E depois: “Nós somos assim mesmo, sempre queremos algo em troca. Deus sabe disso. É impossível fazermos algo ou dar o dízimo sem querer nada em troca.” Algo que se fosse falado com pesar, eu concordaria tristemente, mas percebi certo ar de “tem problema não, Deus entende.”

Por Que Você Não Quer Mais Ir À Igreja? O nome do livro já é bem sugestivo. Causa atração em alguns e em outros, um instinto automático de torcer o nariz e balançar a cabeça.

PQVNQMIAI é uma ficção e conta a história de Jake, um pastor auxiliar de uma igreja em ascensão que vem passando por um tempo de desânimo e angústia. O que mais o incomoda é que ele sendo um pastor e tendo tanto tempo de fé não deveria mais passar por momentos como esses. Certo?

O livro não apresenta uma trama super complexa, cheia de reviravoltas, é praticamente uma série de diálogos entre Jake e João, um senhor misterioso que surge na sua vida e que através de perguntas instigantes começa a fazer uma transformação nos conceitos de Jake.

Podemos nos identificar com Jake. Quantos de nós não nos sentimos por vezes sufocados pela igreja, pelos tantos afazeres e inúmeros deveres? Se formos um pouquinho sinceros, um bom número dos que estão lendo esse texto assumirão que é verdade. Somos viciados em ativismo porque ainda está impregnada em nós a idéia de que precisamos fazer por merecer. Achamos que se não estivermos 7 dias por semana na igreja ou “na obra” não merecemos o amor de Deus.

Vida cristã é vivência diária com Deus e com o próximo. Muitos de nós gastamos tanto tempo dentro da igreja ou de algum programa da igreja que não temos quase nenhuma hora pra estar simplesmente vivendo com pessoas ao nosso redor. Qual foi a última vez que você pôde sair com um companheiro de trabalho, com um amigo que há tempos você não bate um papo, com seu vizinho, com seu familiar? Esquecemos como Deus valorizava o partir do pão. Em vez de sairmos por aí buscando comunhão, construímos um ambiente na igreja pra que quem quiser ter comunhão vá pra lá. Isso é meio estranho, não?

Um ponto positivo que achei no livro é que os autores de início parecem condenar a igreja institucional e enaltecer a igreja nas casas, mas logo vemos que não é o caso. Dave Coleman e Wayne Jacobsen deixam claro que os mesmos perigos da igreja institucional podem se infiltrar nessas “igrejas informais”. A partir do momento que nossa caminhada não é espontânea e não apresenta uma entrega total a Deus, qualquer reunião, qualquer ajuntamento pode ser nocivo pra quem quer que esteja participando.

Espero buscar uma vida mais próxima a Deus e que assim possa ser transformado diariamente e ser usado por Ele pra mostrar às pessoas que esse peso que têm carregado nos seus ombros e que tem contribuído pra que vivam vidas medíocres não é um requisito de Jesus. E que eu possa sair um pouco do meu mundo e permanecer abertos a eventuais conversas guiadas por Deus com estranhos e conhecidos.

Pense nisso!!!!!

Juliano Fabricio

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações