O silêncio na hora certa é ótimo. Porém, na hora errada é uma tragédia! Em algumas famílias impera hoje a lei do silêncio: não há conselhos, nem sugestões, nem admoestações e muito menos diálogo. Pais e filhos não trocam experiências, não desenvolvem o básico de qualquer relacionamento, que é exatamente a conversa. Por algum motivo quase inacreditável nos acostumamos com o silêncio e hoje somos capazes de ficar dias sem manter um diálogo profundo, sem compartilhar nossos problemas reais e sem pedir uma opinião acerca dos nossos dilemas cotidianos.

O silêncio é ruim para toda a família, mas pior para os pais, pois cabe a eles o ensino de seus filhos (Deuteronômio 4:9; Efésios 6:4). O silêncio dos pais é nocivo por vários motivos, dentre eles:

1. O SILÊNCIO PODE SIGNIFICAR APROVAÇÃO

Alguns pais pensam enganosamente que seu silêncio será interpretado como desaprovação, mas em geral o que acontece é o contrário. Não basta fazer cara feia: é preciso expor a verdade. Temos na bíblia um verso muito claro sobre isso: “Ensinai-me, e eu me calarei; e fazei-me entender em que errei.” (Jó 6:24). Os filhos precisam ser advertidos de seus erros. O dito popular “quem cala consente” é uma verdade na estrutura psicológica dos filhos. Conheço casos em que os filhos foram enfáticos: “Meu pai nunca disse nada contra…” Se você não sabe como falar, como abordar o assunto, como se aproximar do seu filho, siga a orientação bíblica, pedindo sabedoria a Deus: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos da liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” (Tiago 1:5).

2. O SILÊNCIO PODE SIGNIFICAR FALTA DE INTERESSE

Quando os pais se calam, os filhos se sentem livres para agir conforme o seu próprio discernimento. É como se os pais não tivessem interesse por eles, não se importassem com seu futuro e não estivessem preocupados com o perigo que corriam. Não resolve ficar sem dormir ou sem comer por causa da atitude de um filho: é necessário demonstrar que você está interessado em ajudá-lo, é necessário quebrar o silêncio. Um filho contava que durante anos chegou bem tarde em casa, sabia que seus pais o esperavam acordados, mas nunca disseram uma palavra. Este filho achava que seus pais se incomodavam apenas com o horário da chegada e não com os perigos que ele enfrentava à noite. Como diz provérbios, “A boca do justo produz sabedoria em abundância…” (Provérbios 10:31). Demonstre seu interesse sincero: fale, converse, apresente a sabedoria de Deus a seus filhos!

3. O SILÊNCIO PODE SIGNIFICAR FRAQUEZA ESPIRITUAL

Quando os pais crentes se calam em relação aos pecados de seus filhos estão demonstrando fraqueza espiritual. É como se dissessem: “Deus proíbe, mas faça: eu aprovo!”. O não confrontar os filhos com a verdade de Deus é uma incoerência espiritual: “Se é verdade, porquê meu pai não diz nada a respeito?”, pode perguntar um filho. O pai que se cala perde uma grande oportunidade descrita em Tiago 5:20 – “Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.” – Veja bem, o texto fala sobre um “pecador”. Filhos também pecam, e precisam ser advertidos disso. A advertência de um pai pode salvar um filho, por outro lado o silêncio dos pais pode matar, pode fazer alguém perder-se para sempre.

É momento de quebrar o silêncio. Você já conversou com seus filhos sobre sexo, drogas, trabalho, namoro com não crentes e outros dilemas do cotidiano? Você tem aprovado ou reprovado os pecados de seus filhos? Peça sabedoria a Deus e converse. Que você nunca possa ser julgado por ter se calado, por ter se limitado a discordar no silêncio. Munido da palavra de Deus, conforme 2 Timóteo 3:16, sente-se hoje para conversar com seus filhos e que Deus abençoe você.

Milton Paulo - vineyardcafe

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações