...lembro-me das cenas bíblicas de confrontação envolvendo poder e graça®: João Batista e Herodes, Elias e Acabe, Natã e Davi, Jesus e aquela mulher pega em adultério... 

Não consigo entender alguém preferir o poder em detrimento à graça, pois ela, a graça transmite as melhores notícias possíveis, que o Deus do universo nos ama, notícias tão boas que trazem o cheiro do escândalo. Mas se a graça é tão maravilhosa, por que os cristãos não dão mais demonstrações dela?

Por que os cristãos chamados para espargir o aroma da graça preferem emitir a fumaça doentia do poder?

O que me fez escrever sobre esse assunto foi um afirmação do partor ED René: "infelizmente o discurso da religião(culpa, medo e ganância) convence mais do que o discurso da graça".

Uma resposta a essa afirmação rapidamente me faz pensar. A igreja permitiu-se envolver muito em questões políticas que funcionam pelas regras do poder, que são regras da falta de graça. 

Em nenhuma outra área a igreja corre risco maior de perder sua vocação do que na questão pública.

Algo cheira mal... Comecei a prestar mais atenção a como os cristãos estão sendo percebidos pelo mundo de um modo geral. Mesmo assim, eu me preocupo com a recente tendência dos rótulos "cristãos evangélicos". As notícias mostram que os cristãos estão sendo cada vez mais considerados como moralistas rígidos que querem controlar a vida dos outros.

Sei por que alguns cristãos estão agindo dessa forma: por medo. 

Mas também sei que, como Jesus destacou para os fariseus, uma preocupação apenas com valores morais não é de maneira nenhuma suficiente. O moralismo à parte da graça resolve pouco.

Mas o evangelho de Jesus não foi principalmente uma plataforma política. Em toda a conversa dos partidos eleitorais e guerras políticas, a mensagem da graça, o principal distintivo que os cristãos têm para oferecer, tende a sumir. 

É difícil, se não impossível, transmitir a mensagem da graça nos corredores do poder.

A igreja está se tornando cada vez mais politizada. Isso enfatiza menos a misericórdia e mais a moralidade, é só prestar bem a atenção. Estigmatizar os homossexuais, envergonhar as mães solteiras, perseguir os diferentes, punir os infratores, sinto que alguns cristãos creem que, se simplesmente aprovarem leis suficientemente duras poderão virar nosso país ao contrário.

C.S. Lewis observou que quase todos os crimes da história cristã aconteceram quando a religião foi confundida com a política. A política nos seduz para trocar a graça pelo poder, uma tentação à qual a igreja com frequência não tem conseguido resistir.

Por exemplo: o aborto e os direitos dos homossexuais. Concordo plenamente que as questões morais são importantes e que os cristãos devem discuti-las. Mas, quando examino o Novo Testamento, encontro muito pouca coisa relacionada com cada uma delas. As duas práticas existiam naquela época, de formas diferentes e mais notórias. 

A imagem pública da igreja evangélica atual está praticamente definida por uma ênfase nessas duas questões que Jesus nem mesmo mencionou. 

Se essa postura não mudar, imagino o que irão declarar ao nosso respeito no futuro: 

"Eles lutaram bravamente nas fronteiras morais do aborto e dos direitos dos homossexuais", enquanto, ao mesmo tempo, contasse que pouco fizemos para obedecer à Grande Comissão e espargir o aroma da graça no mundo?

enfim... a maior experiência de poder na tradição bíblica é a experiência de Jesus: “Quem governa seja como aquele que serve. 

Esse é o maior testemunho de Jesus. O maior ato de Jesus foi quando ele se ajoelha para lavar os pés dos seus discípulos. 

Isso é o poder, colocar-se a serviço.”

A igreja... não é a senhora ou a serva do Estado, mas antes, a sua consciência.
Ela deve ser a orientadora e a crítica do Estado. E nunca sua ferramenta!

Juliano Fabricio tentando propor o exercício da consciência
e não convencendo com base no poder!!!

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações