É URGENTE ENTERDERMOS QUE A FORÇA NÃO É NOSSA

Os púlpitos e canções evangélicas tem se tornado verdadeiros depósitos de falsa doutrina e culto ao humanismo. Conversava há alguns dias com um amigo cantor que viaja por muitas cidades tocando em diversas igrejas de todos os tipos e ele me revelou situações e histórias vividas por ele que seriam hilárias se não fossem extremamente tristes.

Um delas em especial muito me chocou. Dizia ele a mim que certo cidadão respondendo pelo titulo de “Pastor” fez um apelo muito estranho a sua igreja. Ele propôs ao final do culto que as pessoas saíssem dos seus lugares e fossem a frente para que ele orasse por elas a fim de que elas se convertessem. Aquele apelo básico que geralmente serve para medir convertidos. Depois de ameaçar a igreja dizendo que aquela oportunidade era a ultima chance da vida deles para se converter, ele disse que se eles não fossem até lá uma tragédia poderia acontecer e no final do apelo ele deu 10 segundos para que as pessoas fossem lá na frente e logo em seguida iniciou uma contagem regressiva ridícula. Meu amigo me contou que foi embora antes do final, pois passou mal em ver tudo aquilo.

Essa história me fez pensar em tudo que temos ouvido dos púlpitos. Claro, você pode pensar que na sua igreja não tem contagem regressivas, ameaças, apelos e etc.. E que isso é coisa de um “submundo obscuro” dentro das igrejas evangélicas. Entretanto, eu vim te falar que você pode estar sendo enganado da mesma forma. Você pode estar participando de um Ministério do Chuck Norris, ainda que ele tenha outra nomenclatura. A fim de identificar se você está sendo vítima disso, elaborei algumas características desse movimento que te ajudarão a perceber.

Nesse “ministério”, o foco da pregação é sempre a capacidade do ser humano de resolver-se. Nesse tipo de igreja eles pregam que o centro das ações parte de nós em um humanismo sutil, mas devastador. No geral, as pregações tem um tom de mérito. É só produzir mais fé, é só jejuar mais, é só fazer a oração correta, é só participar de campanhas de oração, é só realizar uma ação, que Deus, em contrapartida, estará ali para fazer sua vontade ser feita. É preciso fazer sua parte que ele fará a dele.

Pregam que os fiéis precisam SE santificar, e quase sempre isso é sustentado por uma série de comportamentos superficiais e hipócritas. No geral, todos precisam realizar, fazer, arquitetar, agir e Deus fica ali como um auxiliador das nossas vontades.

Na igreja do Chuck Norris, seu casamento será perfeito, seus filhos obedientes, sua vida próspera, seu carro o do ano, seu emprego garantido, sua vaga no concurso conquistada, seu boletim cheio de nota azul, seus inimigos derrotados, e tudo quanto você fizer terá uma ação devastadora no universo, desde que para isso você tenha que cumprir com uma expectativa da religião.

No ministério do Chuck Norris, não há espaço para pecar, para prostitutas, para mentirosos, para assassinos, para gente que não tenha capacidades, todos podem tudo acima de todas as coisas, e para ativar esse “poder” é preciso realizar algum ritual, algum sacrifício, alguma barganha. É preciso dar mais que o dizimo, é preciso orar com mais fé, é preciso obedecer ao pastor, é preciso não usar decotes ou roupas curtas, é preciso dominar o mundo, ou seja, com a credencial de ser “Cristão”, ninguém pode o impedir. Você é um trator que passa por cima de problemas, da tristeza, das frustrações, da angústia, da falta de prosperidade, da infelicidade, e até da morte. O culto é dedicado a você mesmo! O culto simples já não faz mais falta.

No ministério Chuck Norris, as musicas durante o culto não falam de Cruz, de Morte, de Redenção,de redimir, de perdoar, mas falam de “toda sorte de bênçãos”, de “ conquistar”, de “ todos os inimigos perderem”, de “não ter tristeza”, de passar “ileso sobre as dificuldades”, de “ninguém vai me impedir”, de “sou o ser mais valorizado desse mundo” e etc… As musicas revelam que Jesus veio para nos servir com todos nossos caprichos e vontades e mais nada.

Na igreja do Chuck Norris, o evangélico pode dominar qualquer outra pessoa de outra religião, pode mudar as circunstancias com sua oração, pode converter pessoas através de bons argumentos, pode sair do mundo material para um transcendental e paralelo. No ministério do Chuck Norris, os fracos não tem vez, os pobres não têm fala, os pecadores não entram. A doutrina mais interessante na igreja do Chuck Norris é a afirmação: “Você pode tudo! O controle da sua vida está com você!”

O grande problema desse ministério é que ele mente. 

Ele faz a mesma proposta que Satanás teve em seu coração, ser independente de Deus. Querer fazer de Deus um servo de prontidão da suas vontades. É urgente entendermos que a força não é nossa, a fé não é nossa, a capacidade não é nossa, não somos donos de nada, não temos direito a nada, não tomamos posse de nada, não declaramos nada, mas que Cristo é o único que pode cuidar do andamento da nossas vidas, e que ele não tira as angustias, não nos impede de sofrer, não deixa de nos condenar, não mexe em circunstancias porque queremos, não é um ser mágico que pode realizar nossos sonhos.

Ele é Deus e toda honra, soberania e verdade se encontram somente Nele. Deus é fiel, e fiel a Ele mesmo primeiramente. Enquanto o mundo gospel quer ganhar, lucrar, conquistar, vencer, ser feliz, ser próspero, vencer os inimigos, eu desejo que a palavra de Deus que diz em Salmos18:32: "O Senhor é quem me cinge de força e endireita o meu caminho", se cumpra em mim em todas as etapas da minha vida. 

E oro também para que queiramos cada vez menos ser do ministério de Chuck Norris para que sejamos do ministério de gente comum, fraca, perdida, pecadora, insustentável, incapaz, mas amada e usada por Deus. É preciso entender que ou Deus é alguém que comanda nossa vida e que já pagou TUDO naquela cruz, ou vamos viver vítimas desses sistemas religiosos infernais que tem sequestrado muitos do foco real do evangelho: Dependência total de Deus.


0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações