#a menina que descobriu a vontade de Deus

Para Jesus nascer, a vida de uma menina simples seria profundamente afetada. Maria era noiva e foi avisada de que engravidaria através do Espírito Santo. Seria uma gravidez sem planejamento. Para piorar, o filho não era do noivo e todos precisariam acreditar em sua história sobre a visita divina. Ninguém está preparado para mudanças de planos e ainda mais numa situação como esta.

E tudo o que ela disse foi: “que se cumpra a vontade de Deus em minha vida”.

E é assim que é. A vontade de Deus se manifesta na história através de gente simples, que mesmo não se sentindo preparada para a tarefa é tomada por um senso de missão mais forte que a própria vida e, sem temer a morte, dá-se por aquilo que crê.

E a história do Natal estava apenas começando.

#o jovem ensinou o que é o perdão

Quando recebeu a notícia de que sua noiva estava grávida, José sentiu-se traído e não aceitou a versão da menina que dizia que o próprio Deus a havia engravidado. Por ama-la e não desejando que ela fosse punida com a morte, como previa a Lei, decidiu que viajaria secretamente e quando descobrissem, concluiriam que ele a tinha engravidado e fugido. Deste modo, ela não seria tratada como adúltera e sua vida seria poupada.

Assim, José nos ensinou que perdoar é não se vingar do mal sofrido. Também, que perdoar não é necessariamente restabelecer vínculos de relacionamento, muitas vezes basta que liberemos o agressor de nossas redes de amargura e rancor e nos afastemos, para não vivermos experiências parecidas, assim fez José quando decidiu romper o noivado. Sobretudo, perdoar é assumir o ônus, é aceitar na própria história o mal sofrido e seguir em frente apesar de tudo.

Depois desta decisão, um anjo o visitou e esclareceu a situação, ele podia recomeçar sua vida com a mulher que amava.

Jesus nasce para que aqueles que decidem perdoar, tenham condições de recomeçar depois do sofrimento.

#quem procura acha

Os anjos cantavam que o menino traria paz aos homens de boa vontade. Foi isso que Ele fez, veio à terra para trazer vida, salvação, reconciliação, paz a todas as pessoas.

Mas quem de fato experimenta é quem tem boa vontade, ou seja, é quem demonstra interesse verdadeiro de que Jesus nasça em sua própria alma. Gente de boa vontade para com a vida e para com Deus.

Depois, tudo na vida se torna uma questão de boa disposição. De pensar o que é bom, justo, honesto, louvável; de fazer aos outros o que gostaríamos que nos fosse feito; de olhar pra vida com bom olhar, porque os olhos são a janela da alma.

Jesus nasceu para satisfazer aqueles que têm a boa vontade de encontrar a razão de suas vidas. Quem com boa vontade procura a Deus, o encontra, porque antes de tudo, foi Ele quem veio como menino para nos encontrar.

#o sacerdote não acreditava no que falava

Zacarias era sacerdote em Israel e em um dia comum de serviços religiosos teve uma visão de que sua esposa engravidaria e o menino seria o profeta que anunciaria a chegada do Messias. Ele e sua esposa eram idosos e durante a vida toda haviam tentado ter filhos, sem sucesso. Ele duvidou da notícia. O anjo, por isso, o tornou mudo, ele somente voltaria a falar quando o menino nascesse.

O sacerdote que tanto conhecia a religião, a Lei, as tradições e as histórias de seu povo, provavelmente desanimado com os pesos da vida, apenas repetia os rituais, sem crer no que fazia e falava. Ele conhecia a história de Abraão e Sara, outro casal de idosos que tiveram um filho na velhice, mas não acreditava que o milagre podia se repetir, por isso foi calado, porque quem não crê, não está autorizado a falar.

Jesus nascia para devolver a fé aos que a perderam pelo caminho, veio para trazer vida à religião, porque é melhor ser ateu que rezar o credo e viver como quem não crê em nada.

#já posso morrer

Simeão havia recebido uma profecia de que não morreria até ver o Messias. Quando Jesus foi levado ao Templo, com oito dias de vida, ele o tomou nos braços e orou a Deus dizendo que já podia morrer em paz, porque enfim estava vendo o Messias prometido.

Jesus nasce para satisfazer a alma humana. Quem o viu, diminui a importância de todas as demais realidades. Nem dinheiro, nem fama, nem prazeres físicos, nem prática religiosa acima da média, tem poder de ser mais importante na vida do que o encontro pessoal com Jesus.

Está preparado para viver, quem por ter descoberto em Jesus a razão de todas as coisas, já está preparado para morrer.

#a mulher que alimentava a fé do povo

Ana era uma senhora que durante toda a vida dedicou-se a falar sobre Deus aos homens.

Por ser mulher, possivelmente era desprezada pela maioria masculina. Mesmo assim passou a vida anunciando o que cria, porque mais importante do que sua popularidade, era a verdade que habitava sua alma.

São importantes os homens e as mulheres que nos ensinam o Evangelho de Jesus, mesmo quando muitos sequer atentam para o teor da mensagem; necessários são aqueles que nos lembram daquilo que o nosso coração crê, mas que às vezes tende a titubear; indispensáveis são os que trazem a boa notícia de que o nascimento do menino que é Deus, vindo em uma família simples, numa cidade pequena, numa estrebaria em meio a animais, pode se repetir espiritualmente em nossos corações, não importando quem somos, qual nossa história e o quão indignos nos sentamos.

Não há melhor lugar para Jesus nascer que nos corações de quem mais precisa dele.

Feliz Natal na alma!
Série legal no blog do

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (301) #Provocações (282) #Word (55) Administração (58) Amor (295) Arte (270) Atitude (558) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (163) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (312) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (491) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações