O termo “religião” ou “religioso” hoje arrepia muita gente, tanto deístas como ateus. Essa imagem construída de que a religião cega as pessoas para a razão e os questionamentos é muito forte na nossa cultura, e talvez esteja parcialmente certa.

É extremamente comum encontrar nas igrejas pessoas que estão na fé há anos e que nunca leram toda a bíblia. Assim como é extremamente comum encontrar pessoas que possuem hábitos como dar dízimo ou tomar a ceia e que não compreendem realmente quais os significados e as implicações que estão envolvidas nessas práticas.

O fato é que as pessoas são persuadidas a seguirem hábitos e transformarem suas vidas por completo pelas igrejas sem saberem o porquê dessas mudanças. Mas aí utilizo de um versículo pra dizer que “tal persuasão não provém daquele que os chama”.

Em Gálatas cinco vemos Paulo alertando os judeus de que o apego religioso, ou seja, a prática automática e não pensada de seus hábitos, tal como a circuncisão, não é vontade de Jesus. No versículo três ele diz: vocês, que procuram ser justificados pela lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça.

As pessoas buscam na religião e em todos seus hábitos se aproximarem de Deus, de maneira mecânica e não pensada, muitas vezes, persuadidas por outros cristãos, mas digo, “tal persuasão não provém daquele que os chama”.

No versículo seis Paulo diz: “Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor”, logo nem jejum, nem orações automáticas antes das refeições, nem dízimo, nem frequência nos cultos, nem frases prontas como “Deus te abençoe” tem efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

O que tem valor? A fé, e essa atua pelo amor. Aquele que tem fé, recebe o Espírito, vejam o versículo cinco. Aquele que tem fé aguarda pela volta de Cristo mediante o Espírito, esse aprende a amar. E o amor é a grande marca do Cristão, não os hábitos religiosos.

Se alguém já te persuadiu a seguir uma série de práticas religiosas, a deixar de fazer coisas que você fazia sem pensar, a dar seu dinheiro e seu tempo para a igreja, de maneira religiosa, porque assim você “estará mais perto de Deus”, te alerto, “tal persuasão não provém daquele que os chama”

Jesus te chama para uma vida de relacionamento com ele e com as pessoas, e qual é a marca disso tudo? Quer aprender a agradar a Deus? Aprenda a amar, ligue o filtro do amor.

Certa vez me falaram, fazendo uma referência àquela pulseirinha que foi febre algum tempo atrás do WWJD (what wold Jesus do?): O que Jesus faria? É difícil você se nortear tendo como base essa pergunta. Mas é fácil saber o que Jesus faria, é só mudar a pergunta. Se pergunte, o que o amor faria? Então você saberá o que Jesus faria.

Como agir mediante as diversas situações da vida? Pense, agindo com o máximo de amor, qual seria minha atitude? Pronto, essa é a atitude que Jesus teria. Não pense na religião, na igreja, nas persuasões religiosas, afinal “tal persuasão não provém daquele que os chama”.

Vamos mudar a imagem dos Cristãos na nossa cultura, de pessoas religiosas, com hábitos automáticos e pouca reflexão. Sejamos conhecidos pelo amor, aí sim Jesus estará sendo bem representado.

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações