Este discurso foi preparado por Desmond Tutu para uma platéia branca em fim de 1978, dois anos após o marco nacional da rebelião deflagrada pelos estudantes de Soweto:

"Estou aqui diante de vocês como alguém que se professa cristão. Esse é o ponto de partida para tudo que sou; e a inspiração para tudo que digo e faço. Como cristão, portanto, eu coloco, como aquele que tem a minha absoluta lealdade e ocupando o primeiro lugar na minha vida, o louvor e os serviços de Deus. Quero enfatizar que a minha prioridade é glorificar e louvar a Deus. Devo ter um relacionamento autêntico em primeiro lugar com Deus pela oração, pela leitura da Bíblia, pela meditação e usando os sacramentos da igreja. Portanto, eu coloco o sagrado como tendo um importância prioritária em minha vida. Essa é a chamada dimensão vertical da vida humana, esse relacionamento com Deus.

Mas isso não é o fim – não poderia ser o fim. A autenticidade desse relacionamento vertical, desse relacionamento espiritual com Deus, se expressa para mim e é testada por meio do meu relacionamento com o próximo. Essa é a chamada dimensão horizontal. A vertical e a horizontal. A vertical e a horizontal devem andar juntas. Nosso Senhor e Mestre jesus Cristo disse: “‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’” (Mateus 22:37-39, Nova Versão Internacional). Para Jesus, o amor de Deus era inconcebível e não podia existir sem o corolário do amor pelo próximo. Um dos evangelistas resume o ensinamento da Bíblia nessa que questão ao perguntar: “Como você pode dizer que ama a Deus, a quem não vê, se odeia o irmão que está vendo?”

O que estou dizendo é que não sou um político. Não são as minhas ações políticas que me fazem estar envolvido na arena sociopolítica. Não. É minha crença cristã. É porque também penso que tive um encontro com Jesus Cristo em oração, na leitura da Bíblia, e é precisamente esse encontro que me impele a dizer e fazer as coisas que digo e faço. É em obediência ao imperativo do Evangelho de Jesus Cristo, ao mandamento de Deus e aos ensinamentos da Bíblia. E por isso eu não me desculpo de modo algum. Rejeito todas as falsas dicotomias como as entre o sagrado e o secular sobre coisas que são chamadas religiosas e outras que são meramente seculares. Para mim, a religião diz respeito a tudo da vida, e não só a certos aspectos dela. O Deus a quem oro é o Senhor de toda a vida. Não há aspecto da existência humana que seu decreto não governe".


Desmond Tutu
extraído do livro Deus Não é Cristão

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações