O reino de Deus foge ao exclusivismo e à rejeição; por outro, foge à inclusão insensata e absurda, em um processo de sabotagem própria; segue, pois pela via da inclusão com sentido e finalidade. Em outras palavras, o reino de Deus busca incluir todos os que desejam dele participar e contribuir com seu propósito, mas não pode incluir aqueles que se opõem à sua finalidade.

Uma série de declarações enigmáticas, feitas em diferentes episódios e registradas por Lucas (cap 9 a 11), ilustra essa idéia da inclusão com sentido e finalidade. No primeiro episodio relata os discípulos de Jesus, de um modo estúpido e previsível, discutindo a respeito de qual deles seria considerado o maior. Esse é um caso clássico da criação de fronteiras que separam um grupo exclusivo dos "maiores” de um grupo, composto por todos os demais, que está fora. Jesus, de modo comovente, pega uma criança, a coloca a seu lado e diz que quem receber (ou incluir de boa vontade) uma criança – alguém sem status social ou importância – recebe Jesus e, na verdade, recebe Deus. Em seguida, acrescenta: “Pois aquele que entre vocês for o menor, este será o MAIOR”, destruindo qualquer tentativa de se dar inicio a uma escalada de status e dominação, que julga e exclui. A escalada é então virada pelo avesso, uma sabotagem clara no sistema estabelecido. "STATUS QUO".

Logo a seguir, João aparentemente compreende as implicações daquilo que Jesus acabara de dizer. Relata então que ele e seus companheiros discípulos viram recentemente alguém expulsando demônios em nome de Jesus e afirma: “procuramos impedi-lo, porque não era um dos nossos”. Novamente estamos diante de um comportamento clássico do levantamento de barreiras de um grupo exclusivista. Jesus responde: “Não o impeçam [...] pois quem não é contra vocês é a favor de vocês”. 

No espaço de poucos minutos, Jesus rejeita por duas vezes uma atitude de formação de grupos exclusivos entre seus seguidores e os corrige – primeiro por buscarem o status exclusivo de grandeza e, depois, por se oporem a alguém que não era “um dos nossos”.

O propósito do reino é o de ajuntar, de incluir, de acolher todos aqueles que estiverem desejando (crianças, prostitutas, coletores de impostos) ser reconciliados com Deus e uns aos outros. No entanto, se o reino incluísse pessoas que rejeitassem esse propósito iria ficar “dividido contra se mesmo”, sendo arruinado. Essa inclusão com sentido e finalidade é o melhor caminho, mesmo não sendo um caminho fácil de compreender e de seguir.

Em muitas de suas parábolas e de seus ensinamentos, como também sem duvida alguma em sua vida diária, Jesus deixa claro que não quer que julguemos, que criemos grupos, que se tente separar o joio do trigo ou que se procure manter distancia das pessoas, sem se envolver. 

Enfim... Não tenha uma atitude exclusivista, pois a rejeição endurece as pessoas. Em contra partida a aceitação torna a transformação possível. 

O reino de DEUS esta aberto a todos, exceto àqueles que desejam arruiná-lo, negociá-lo, dividindo-o contra si mesmo.

Entende agora que essa sabotagem precisa ser vista entre nós, mas será que teremos coragem para total transformação, mantendo nossos olhos naquele que se recusa a transformar pedras em pão, em pular de grandes alturas ou em governar com poder temporal...

Juliano Fabricio
vendo claramente o
 que ninguém quer ver

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações