Qual seriam as intenções de Jesus...

O pano de fundo político estava fervilhando sob a superfície da comunidade judaica. Havia uma questão de como se reagir à ocupação romana, e, em função disso, duas principais linhas de respostas apareceram, como Jay Gary explica de modo brilhante e simples em um artigo intitulado “O futuro Segundo Jesus”.

Em primeiro lugar, existe um futuro convencional com o status quo mantendo-se o mesmo, sem interrupções. Este futuro de colaboracionismo, de capitulação e em que se fazem desonrosas concessões, é o preferido daqueles que estão lucrando com a situação: os SADUCEUS E OS HERODIANOS.

Em segundo lugar, existem diversos futuros que se opõem a este, imaginados por diferentes grupos para os quais a presente ordem (ou sistema) não é tão lucrativa ou satisfatória.

Existe a reação de combate dos ZELOTES (luta, rebelião, terrorismo), a reação de fuga dos ESSÊNIOS (isolamento, evacuação, escapismo) e a reação de censura dos FARISEUS (condenação, atribuição de culpa, envergonhando e evitando).

Jesus apresenta um futuro criativo. Diz ele: “Não creiam em nenhum desses nem os sigam, seja na pratica da capitulação ou na do combate, na do escapismo ou na da condenação". 

Chegou a hora de se viver de uma maneira radicalmente nova, à maneira do Reino de DEUS. 

Aprendam comigo como trilhar esse caminho. “Ele é o único para se evitar a destruição.”

E quem conhece um pouco da historia poderão perceber, o cenário que Jesus descreve de fato aconteceu. Seus concidadãos não confiaram nele nem o seguiram. Rejeitaram sua alternativa radical para a violência, para a acomodação, para o isolacionismo e para a condenação. 

O próprio Jesus, ao descer para Jerusalém no assim chamado Domingo de Ramos, tem consciência de que isso aconteceria deste modo. Na ocasião, ele chora e diz: “Jerusalém, Jerusalém! Se você compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a paz!”

Com já sabemos temos rejeitado esse chamado radical de Jesus e as tensões que começaram com a revolta dos ZELOTES no ano de 67 d.C., depois com o massacre e a destruição de Jerusalém pelos romanos e continuando até hoje com intermináveis lutas que nada tem a ver com a mensagem deixado por Jesus, pois nessa mensagem, o consolo vem de DEUS e as lagrimas são enxugadas, também não estamos livres de conflitos, porem nele o conflito conduz à reconciliação e não à vingança e não estamos livres de passar necessidades, mas a generosidade flui onde e quando a necessidade surge.

Enfim... Quando Jesus disse que esse reino estava próximo, ele quis dizer que ele estava de alguma maneira perto, ou seja, ao alcance de todos.

E, como resultado de tudo isso, esta é a hora de se reconsiderar a respeito de tudo e de se começar a aprender a viver segundo o estilo do Reino de DEUS.

Ficam algumas provocações:

#porque somos coniventes...

#porque somos tão agressivos...

#porque trilhamos outros caminhos...

#porque amamos o poder...

#porque manipulamos pessoas...

#porque tanta ostentação...

#porque trocamos a cruz de madeira pelo cetro de ouro...

Juliano Fabricio
Apenas um alerta!!!

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (303) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (295) Arte (270) Atitude (559) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (164) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (491) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações