Vamos ao teste...

Os zelotes diriam: “A razão para estarmos sendo oprimidos deve-se ao fato de sermos passivos e covardes. Se rebelássemos tipo cortando algumas gargantas, Deus nos daria a vitoria.

Outro grupo, os herodianos (nome dado aos que apoiavam o governo fantoche de Herodes e associados a um partido chamado de saduceus), pensavam que a estratégia dos zelotes era estúpida equivocada. “Vocês não fazem idéia do poder de Roma possui. Rebelar-se é um suicídio. Ao contrario devem tirar o Maximo proveito da situação, cooperando e fazendo o jogo deles, Este é o único caminho seguro e sensato”.

Um terceiro grupo, os essênios consideravam tanto os zelotes como os herodianos pouco iluminados ou mesmo ignorantes; e diziam: “A única maneira de agradar a Deus é deixando os sistemas religiosos e políticos corruptos e criando uma sociedade alternativa no deserto.”

Um quarto grupo, os fariseus tinham um diagnostico e uma prescrição diferentes: “O Senhor enviará o Mestre para nos libertar, se tão somente nos purificarmos. Se obedecermos aos ensinamentos bíblicos com maior rigor, Deus irá nos livrar. Se houvesse mais pessoas justas como nós e menos pecadores em nosso meio – menos prostitutas, bêbados e colaboradores de Roma. A culpa é desse tipinho de gente, a escória. (tipico dos coxinhas...) Enfim... Pureza religiosa e rigor, eis a resposta!

Tanto quanto os partidos políticos de hoje em dia disputam o poder, esses grupos discutiam, agiam e contra-atacavam. Alianças e hostilidades costumavam se formar e se dissolver, voltar a se formar e se dissolver novamente.

A pergunta é antiga, mas persiste: 

“O que devemos fazer com a confusão política e social em que estamos inseridos????

Pense comigo: “Jesus parecia que falava como um zelote de algumas maneiras, mas não pode ser um zelote, pois eles só pensam em poder e violência, e não em paz ou em mansidão.

Esta claro também que não é um essênio, porque eles nem se importariam em pregar para o resto de nós. Somos todos, causas perdidas para eles, por isso se retiraram para as suas comunidades religiosas elitistas. 

Mas também não pode ser um herodiano. Nunca se utilizaria se um discurso inflamado que falasse em algo como “o Reino de DEUS”, e não viriam com essa conversa de se levantar contra a injustiça. 

Diriam sim que DEUS quer que honremos o imperador e que devíamos assentar-nos e nos calar. Realmente não sei onde ele se encaixa. Talvez seja um fariseu.”

Entretanto, Jesus diz: “Vocês precisam ser mais justos e bons que os fariseus. Até mesmo as prostitutas precederão os fariseus nos Reino de DEUS.”

Isso choca você? São padrões baixos demais?

Jesus parece ser um monte de contradições. Mais sua curiosidade começa a crescer até que fica claro: este homem não é apenas mais um revolucionário qualquer, mas alguém que está chamando para um novo tipo de “revolução revolucionária” (parece redundante, porém é isso mesmo). Isso te faz ao mesmo tempo atraído e deslocado. 

Pelo menos em um ponto está claro: este filho de carpinteiro da Galileia questiona e desafia cada um dos movimentos políticos existentes para que reconsiderem radicalmente suas posições, e desafia todas as pessoas a refletir a respeito e levem em consideração sua alternativa revolucionária.

Você pode fazer parte desse Reino:

.não cortando gargantas, mas dando a outra face,

.não amaldiçoando pecadores, mas interagindo de maneira gentil e amorosa,

.não tendo medo de ser contaminado por uma má influencia, mas em lugar disso, a nobre esperança de poder sará-los e influenciá-los,

.não será um patriota cego, mas disposto a confrontar as injustiças,

Se fizer parte desse Reino, passará a viver de uma forma que alguns chamarão de estúpida e ingênua (voltar a outra face? Andar uma segunda milha? Derrotar a violência com perdão, sacrifício e amor? No entanto, outros poderão ver no seu estilo de vida a esperança cheia de coragem e tão original que poderia vir a curar e a transformar o mundo.

Juliano Fabricio
meu partido NÃO é um coração partido.

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações