Em meio ao caos, um favor imerecido. Nada se pode fazer para se fazer digno de recebê-lo. A GRAÇA chega até o ser humano como um presente inesperado e constrangedor. Nocauteia o orgulho, rompe as defesas, liberta e transforma! Homem ou mulher, negro ou branco, jovens e adultos. O favor imerecido de Deus pela humanidade está a presentear a todos.

Gostaria de ilustrar isto com algumas idéias que ouvi de um homem chamado Wintley Phipps.

Exite uma vertente no Blues Norte Americano chamada de “Espiritual Negro”. São canções de caráter religioso – principalmente protestante – com raízes africanas e muito ligadas ao sentimento e sofrimento dos escravos negros. O curioso é que todos os “Espirituais Negros” foram escritos apenas com as notas pretas do piano. Existem cinco notas pretas no piano (para os interessados e entendedores, são elas: Dó sustenido, Ré sustenido, Fá sustenido, Sol sustenido e o Lá sustenido), e ao longo do instrumento elas apenas se repetem em oitavas cada vez mais agudas. Estas cinco notas são chamadas de “escala pentatônica”. Na América antiga, esta escala costumava ser chamada de “escala escrava”.

Segundo Wintley Phipps, se você estudar a história da música religiosa Norte Americana, vai encontrar também o que chamam de “Espiritual Branco”. Músicos e compositores religiosos brancos, que dedicaram a vida a compor hinos maravilhosos, que marcam até hoje a história do cristianismo Norte Americano.

Com o passar dos anos, as duas vertentes passaram a interagir, e a miscigenação musical entre “Espirituais Negros” e “Espirituais Brancos” se tornou comum.

A música “Amazing Grace” é considerada pelos estudiosos o mais famoso “Espiritual Branco” escrito em “escala escrava”. Um homem chamado John Newton foi quem a escreveu. Antes de se tornar cristão, Jonh Newton era capitão de um navio de escravos. Não se encontra nenhum registro na literatura e nos grandes bancos de dados musicais Norte Americanos sobre quem escreveu a melodia da música, mas todas as fontes confirmam John Newton como o escritor da letra. Acredita-se que ele tenha ouvido os negros de seu navio cantarolando a melodia, e ajustou as suas palavras com a melodia escrava.

Existem cristãos. Negros ou brancos, legalistas ou libertinos, chatos ou legais. Existem cristãos com os quais nos damos bem, e cristãos com os quais nos damos muito mal. Existem alguns que declaram a mesma fé que você, mas que vivem de maneira muito diferente daquela que você considera adequada. Existem cristãos com os mais variados tipos de problemas, dificuldades, falhas no caráter e no modo e vida. Existem ainda alguns que são simplesmente diferentes. Mas todos esses estão debaixo da “Maravilhosa Graça”. Por Deus, todos são vistos sob a perspectiva da cruz.

A “escala Divina” não faz acepção de pessoas, gostos ou jeitos. E “escala Divina” nos apresenta uma vida maravilhosa, um padrão fantástico de vida, e tudo isto só é possível por causa da “Maravilhosa Graça” derramada através de Cristo e entregue a todo aquele que crê.

“Por que pela GRAÇA sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” Efésios 2:8



0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações