A experiência provê a dolorosa prova de que as tradições, uma vez engendradas, são primeiramente tidas como úteis, depois consideradas necessárias, até finalmente serem transformadas em ídolos.Todos têm que se curvar diante delas ou haverá punição. J.C. Ryle

O moderno cristianismo é obcecado pelo tijolo e pelo concreto. O complexo de edifício está tão inculcado em nossas mentes que se um grupo de crentes começa a reunir-se, sua primeira ideia é encontrar um salão. Como pode um grupo de cristãos pretender ser uma igreja sem um salão? E por aí vão seus pensamentos.

A “Igreja” está tão ligada à ideia de igreja enquanto edifício que nós inconscientemente equiparamos as duas. Escute o vocabulário de muito cristão de hoje:

"Amigo, você viu como é bonita essa igreja que acabamos de passar? ”

"Essa é a maior igreja que já vi. Sua conta de luz deve ser bem elevada! ”

"Faz frio na igreja hoje; os bancos estão me congelando”.

"Fomos à igreja durante quase todos os domingos do ano”.

Escutemos o vocabulário do pastor mediano.

"Não é maravilhoso estar na casa de Deus hoje?"

"Necessitamos ser reverentes quando entramos no santuário do Senhor”.

Ou como a mãe fala com seu filho “levado” (em tom grave), “Tire esse sorriso de sua boca, agora você está na igreja! Precisamos nos comportar na casa do Senhor! ”

Para dizer sem rodeios, nenhum destes pensamentos tem qualquer coisa a ver com o cristianismo do Novo Testamento. Melhor dizendo, eles refletem o pensamento de outras religiões, principalmente o Judaísmo e o paganismo.

Poder-se-ia dizer que o cristianismo foi a primeira religião sem templos. (frase que não cabe mais nos tempos atuais) Foram apenas os cristãos que descartaram estes elementos. Na mente do cristão primitivo, era a pessoa que constituía o espaço sagrado, não a arquitetura.

Ninguém pode deslocar-se a um lugar que é ele mesmo! Ao longo do Novo Testamento, ekklesia sempre se referiu a uma assembleia de pessoas, não a um lugar!

$ [O Obsceno Alto Custo da manutenção e da pompa] $

A maioria dos cristãos vê equivocadamente o edifício da igreja como um elemento necessário ao culto. Assim, a questão financeira da construção e da manutenção torna-se inevitável. O edifício eclesiástico demanda um grande desperdício de dinheiro. 

Apenas nos Estados Unidos os bens imóveis possuídos pelas igrejas institucionais hoje supera 230 bilhões dólares. (Imagina então no Brasil onde esse movimento está em ascensão)

Despesas com construção, serviços e manutenção consomem cerca de 18% dos 11 bilhões de dólares que são dizimados anualmente para as igrejas. 

A questão central é: Os cristãos modernos estão desperdiçando uma enorme quantidade de dinheiro com edifícios desnecessários!

Isso sem falar no turismo missionário que virou moda. É cada desculpa para aprovarem viagens faraônicas. (...para a África ninguém quer ir, mas para a Europa...) Aproveitam para comprar até i-Phone, sem falar no resto das muambas. 

Fica a reflexão/provocação #prontofalei

Juliano Fabricio
insistindo na provocação

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações