*Estou sem palavras*

Shakespeare zombava da ideia de que a pobreza está na raiz da maldade. Para eles, a maldade levanta sua feia cabeça mais monstruosamente dentro das classes mais altas.

Em Rei Lear ele faz a melhor das afirmações: 

"Os buracos de uma roupa esfarrapada não conseguem esconder o menor vício; mas as togas e os mantos de púrpura escondem tudo. Cobrem o crime com placas de ouro..." 

Lear aprendeu essa lição da forma mais difícil. Expulso de seu próprio castelo por suas avarentas filhas, ele perambulou sozinho no meio de uma terrível tempestade, encontrando finalmente abrigo numa caverna com um exilado. A experiência revelou-lhe a "teologia do avesso", e pela primeira vez ele entendeu os apuros por que passam o pobre e o desabrigado:

Pobres desgraçados nus, onde quer que se encontrem, Sofrendo o assalto desta tempestade impiedosa. Com as cabeças descobertas e os corpos esfaimados, Cobertos de andrajos feitos de buracos. Como se defendem vocês de uma intempérie assim? Oh! Eu me preocupei bem pouco com vocês! Pompa do mundo, e este o teu remédio; Expõe-te a ti mesmo no lugar dos desgraçados, E logo aprenderás a lhes dar o teu supérfluo.

Mostrando um céu mais justo.

Essa cena em Rei Lear apresenta uma semelhança subjacente com a Encarnação de Jesus.

Parece que os personagens de Shakespeare tendem a implicar Deus:

"Pudeste, ó Deus, apartar-te de tais gentis cordeiros e arremessá-los para as entranhas do lobo? Estavas dormindo quando tal feito se tez?", clama alguém depois de um assassinato. "O Deus, vês tu isto, e suportas por tão longo tempo?", lamenta-se outro.

Esses clamores angustiados ironicamente revelam a crença na Providência que subjaz a todas as peças de Shakespeare. Só levanta os punhos contra Deus quem ainda acredita que ele está ativo. 

Juliano Fabricio
“...Que a arte nos aponte uma resposta
mesmo que ela não saiba
e que ninguém a tente complicar
porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer...”
Oswaldo Montenegro

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações