Enquanto permanecerem tentando realizar alguma coisa, os homens estarão sempre cometendo erros" Goethe

Embora o cristianismo como um todo, no final das contas, diga respeito à redenção do pecado e do fracasso, a maioria de nós não está disposta a admitir o fracasso em sua vida. Em parte isso se deve aos mecanismos de defesa da natureza humana contra as próprias inadequações. Mais ainda, isso se deve à imagem de sucesso que nossa cultura cristã exige de todos nós. Uma vez convertidos, não ousamos mais perder nossos negócios, nosso casamento e nossas receitas.

O problema em projetar uma imagem perfeita, no entanto, está no fato de que ela cria mais dificuldades do que resolve. 

Em primeiro lugar ela simplesmente não é verdadeira (nenhum de nós está sempre contente, sereno e no controle)

Em segundo lugar, projetar essa imagem impecável nos distancia das pessoas, que concluem que não as compreendemos. 

Terceiro, mesmo se pudéssemos viver uma vida livre de risco e de erros, seria uma existência rasa. Os cristãos maduros são os que fracassaram e aprenderam a viver graciosamente com o fracasso.

O fracasso em realizarmos com nossa vida aquilo que ansiávamos pesa demais sobre muitos de nós. A disparidade entre o eu ideal e o eu real (a vida como ela é x como gostaríamos que fosse), o histórico de infidelidades passadas, a consciência de que nosso comportamento com frequência nega diretamente nossas crenças, a pressão da conformidade e a nostalgia por uma inocência perdida reforçam um senso incômodo de culpa existencial: eu fracassei. 

Esta é a cruz pela qual jamais esperávamos, e a que achamos mais difícil de suportar. Não somos mais capazes de diferenciar a percepção de nós mesmos do mistério que realmente somos.

Naturalmente, os que assumem riscos irritam os legalistas, que se sentem ameaçados por qualquer pessoa que confie em Deus e não na lei. Eles tendem a desprezar homens e mulheres que não sejam tão cautelosos quanto eles.

Colocam-se acima dos pecadores e dos não-conformistas. Em virtude dessa confiança no próprio eu, aliada a uma falta de autoconhecimento, os legalistas revelam-se incapazes de receber a graça; eles não vivem nem ousam viver com base na confiança num Deus de amor. Balançam a cabeça em desaprovação, invocam tradições sacrossantas e sem motivo lançam mão de sua arma mais cruel e poderosa: a opressão pela culpa. Ameaçados pela liberdade daqueles que confiam em Deus e não na lei, os legalistas avisam que haverá trágicas consequências e uivam como um grupo de lobos na noite.

"O sucesso nunca é final; o fracasso nunca é fatal. E a coragem que conta", já dizia Winston Churchill.

#considerações/provocações:

A coisa mais difícil numa fé madura é aceitar que sou objeto do deleite de Deus.

Com maior frequência do que gosto de admitir, ainda caio na bobeira de tentar tornar-me aceitável para Deus.

Em momentos de reflexão pergunto-me se tenho de fato a coragem de arriscar tudo no evangelho da graça e aceitar a total suficiência da obra redentora de Cristo.

Juliano Fabricio
Em risco constante

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações