O grande teólogo Karl Barth disse corretamente, “o termo 'leigo' é um dos piores do vocabulário religioso e deve ser eliminado da conversação cristã”

Em sua retórica os reformadores criticaram a divisão clero-leigo.
Mas na prática eles a mantiveram intocada.

“...as diferenças entre clero católico e clero protestante foram apagadas na prática e na teologia. Em ambas correntes o clero permanece bem distante; em ambas seu estado especial se baseia nas iniciativas divinas mediadas de diferentes maneiras; e em ambas certas responsabilidades são reservadas a ele”.

A distinção antibíblica clero/leigo tem causado tremendos danos ao Corpo de Cristo. Tal distinção provoca uma ruptura na comunidade dos crentes por classificá-los como cristãos de primeira e de segunda classe. A dicotomia clero/leigo perpetua uma horrível mentira. A mentira de que alguns cristãos são mais privilegiados do que outros quanto a servir ao Senhor.

Nossa ignorância da história da igreja permitiu sermos defraudados.
Somos pedras vivas, não mortas

*Podemos chamar isso da síndrome do odre velho: a distinção clero/leigo, a reunião tipo espectador/ator, o sistema de pastor único, o culto de adoração programado, o sacerdócio passivo, o complexo de edifícios, etc. 

Precisamos analisar com urgência a demanda de um novo odre. Senão......

Considerações: Todos os cristãos são discípulos, e entre eles a grandeza é determinada por um relacionamento amoroso com Jesus, não por função ou cargo. Cargos eclesiásticos são de menor importância quando comparados ao discipulado, que é literalmente questão de vida ou morte. Dentro desse discipulado não há cristãos de segunda classe. 

Tendo isto em mira, minha oração é que o Senhor faça em pedaços a noção não bíblica do sistema clerical profissional, que converteu as preciosas coisas do Senhor em hierarquias castradoras, em sistemas impelidos por programas, em instituições orientadas por si mesmas. Uma vez mais, a Bíblia não conhece nada de uma classe separada entre líderes ordenados (clero), que governa uma classe inferior de crentes (leigos). [como bem representa a imagem acima.]

Juliano Fabricio
Que o Senhor nos ajude a reconsiderar seriamente o odre.”

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações