[...nenhum sistema de dominação e controle, tem como sobre­vi­ver à súbita ausência de débitos.]

A fim de se garantir a sobre­vi­vên­cia de qualquer sistema, ser perdoado deve ser com­pli­cado. Deve ter um pro­ce­di­mento, uma hie­rar­quia, um prazo, um trâmite e um preço. Para que o débito exerça de modo adequado o seu poder de controle, o perdão não pode ser dis­tri­buído indis­cri­mi­na­da­mente. Ninguém deve ter poder para absolver a seu bel-prazer – e, como se não bastasse a sua própria insu­bor­di­na­ção, era com a missão de dis­tri­buir o perdão que Jesus convidava seus segui­do­res a passear mundo afora. 

Nada é mais sub­ver­sivo do que o perdão emitido sem critério, e era um Deus assim – uma vida assim – que Jesus apre­sen­tava ao mundo. A este mundo.

A sin­gu­la­ri­dade desse indulto universal é tão assom­brosa que nem mesmo a igreja foi capaz de represá-la por completo. Porém os líderes pós-apostólicos enten­de­ram muito depressa que a euforia liber­ta­dora do mais radical e abran­gente dos perdões pode ser anulada ime­di­a­ta­mente pela con­ta­bi­li­za­ção de novos débitos.

Afinal de contas, quem não deve nada a ninguém pode crer-se livre para mudar o mundo ou para reger a sua própria vida – e nada há de mais perigoso. O espírito da liberdade pode insistir em soprar onde quiser – e nada há de mais inconveniente.

Foi tida como medida urgente e neces­sá­ria, portanto, reins­tau­rar a culpa. Foi deli­be­rado como reco­men­dá­vel anular-se o risco da liberdade e do perdão.

Porque, des­cui­dado leitor, o que você empre­en­de­ria se enten­desse de repente que não deve nada aos seus empre­ga­do­res? O que você faria agora mesmo se enten­desse que não deve nada a seu banco, a seu governo ou a si mesmo?

Por tudo que é sagrado, o que você faria se enten­desse que não deve nada a Deus?

Ser perdoado deve ser com­pli­cado.

Este relato faz parte do livro As divinas gerações
Link para comprar o livro impresso ou a versão digital.
Paulo Brabo @saobrabo

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações