["graça comum" & "graça salvadora"]

Se é GRAÇA não pode ser comum e tem que ser sempre salvadora.

O problema é que a GRAÇA foi encaixotada e bem guardada ao longo da historia da igreja.

É bom lembrar tambem que nosso amigo Tito deixou claro que essa GRAÇA tem o papel de salvar e educar para à vida. Nesse caso chego a uma triste conclusão: O que esta faltando na igreja é EDUCAÇÃO.

Brennan Manning foi esclarecedor ao dizer que a comunidade cristã lembra mais uma bolsa de valores, na qual a elite é honrada e os comuns ignorados. O amor é reprimido, a liberdade acorrentada e o cinto de segurança da justiça-própria devidamente apertado. “A igreja institucional tornou-se alguém que inflige feridas nos que curam, em vez de ser alguém que cura os feridos.” 

Dito sem rodeios: a igreja evangélica dos nossos dias aceita a graça na teoria, mas nega-a na prática.

Essa tal graça é ser e estar salvo em todo o tempo enquanto se andar pelo Caminho; mesmo quando nossos pés estiverem sujos.

Tal graça é esta circunstância de ser salvo enquanto o coração estiver na disposição na qual Deus se manifesta. Mesmo se na trajetória os pés se emporcalharem; mesmo quando caído, pelo tropeçar das pedras que há no Caminho.

E, especialmente: mesmo quando na lama do pó desta terra misturada com a saliva de nossa arrogância mais as lagrimas de nosso arrependimento, a nossa alma patinar em desespero e abandono perante Deus

Sendo atributo de um Ser imutável ela é estável na existência de quem a recebe. Não se perde aqui e depois se recupera ali, não e inconstante assim como o seu receptor, não está sujeita as probabilidades acidentais e imprevisíveis que atuam sobre o homem.

Graça é a posição de bem-aventurança existencial eterna na qual Deus firmemente se encontra. Para o homem essa graça é a experimentação de um grau de eternidade no tempo, de uma constância de propósitos firmados na constituição mais vital da psique da alma humana

Graça por tanto, é uma condição estável profunda do ser, daqueles que em quanto no pó desta terra, estão sujeitos as inconstâncias e contradições da superfície do ser e, das expressões consequentes da personalidade humana Caída.

Nenhum pecado que procedem da contingência de existir, de qualquer espécie, tira o homem de tal condição, por que a graça no homem assim como Deus, não muda conforme a instabilidade do ser humano. 

A graça é o poder contraditório de atração, exercido sobre o nosso ser, que faz com que até mesmo os nossos pecados e conflitos nos aproximem de Deus.

Diante disso tudo, não consigo enxergar nada de “comum”. No mínimo acredito que essa Graça é maravilhosa com bem escreveu Philip Yancey ou simplesmente GRAÇA®

Ps: Os teólogos (calvinistas) acreditam nessa separação:

 "graça comum" & "graça salvadora". 

Eu não!!! 
E explico!!!

A verdade total desta graça é vista somente por Deus, e não se impõe na tirania de um conceito doutrinário/teológico em que se é necessário crer perfeitamente para se ser alvo desta graça, mas procedimento que apesar de único e absoluto é operado, percebido e vivenciado na relatividade da subjetividade humana.

Juliano Fabricio 
Vivendo pela Graça®

3 Comentários - AQUI:

  • A biblia esta repleta de vislumbres da GRAÇA, acho que não é necessário citar aqui. Essa tal graça nos sustenta. Por ela fomos salvos, quando ainda mortos. Nada de comum nisso, no mais o post deixa claro. Sei que facil de entender, porem dificil de aceitar. abraços

  • Não precisa citar versos bíblicos para ser bíblico. O diabo usou versos bíblicos para tentar Jesus, nem por isso foi "bíblico". Muitos pregadores atuais disparam versos como se fossem metralhadoras, porém, sua intenção não é nada bíblica.
    Parabéns por esta exposição fiel ao espírito das Escrituras, meu amigo Juliano.
    Apesar de usar a expressão "graça comum" com certa frequência, assino embaixo o que você expôs aqui. De fato, esta graça não é nada comum. Mas ela habilita pessoas comuns a fazerem coisas incomuns e extraordinárias. Ela é "comum" no sentido de ser acessível a todos os homens. Mas não é comum no sentido de ser algo trivial. Forte abraço!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações