Pois bem, se você se encaixa neste perfil, meu amigo(a), o que você precisa ouvir é que a motivação legítima para abandonar a ins­ti­tui­ção deve ser:

A custosa cons­ci­ên­cia de não ser melhor do que ninguém, e não a gostosa conclusão de ter alcançado maior com­pre­en­são do que alguns; 

A insana dis­po­si­ção de abraçar a comunhão com todos, não a elite com uns poucos; deve nascer de uma nova capa­ci­dade de encontrar sensatez em todas as tradições reli­gi­o­sas, e não de uma velha habi­li­dade de apontar ade­qua­da­mente os defeitos da sua. 

Deve estar: rela­ci­o­nada à vontade de abrir todas as portas, e não ao alívio de ver fechada uma. Antes de decidir deixar de fazê-lo, é preciso sacar que fre­quen­tar uma igreja é pro­va­vel­mente o menor dos seus problemas.

A verdade, incri­vel­mente, é que Jesus não veio libertar você ou quem quer que seja daquilo que costumo chamar de igreja formal ou institucional.

Ele deixou claro, e disso não deve haver dúvida, que cada seguidor seu deve ser capaz de abraçar simul­ta­ne­a­mente o peso da liberdade e a graça da res­pon­sa­bi­li­dade.

Ele chegou a dizer que este seria um caminho estreito, adotado por poucos ou com muito custo, mas não chegou a dizer onde o caminho levaria ou o que exigiria, pro­va­vel­mente porque cada um teria de encontrar sua própria resposta, e no final haveria uma resposta para cada pessoa. 

Ele sem qualquer dúvida denunciou espe­ta­cu­lar­mente as arma­di­lhas e tentações da reli­gi­o­si­dade formal e mostrou-se inva­ri­a­vel­mente pronto a criticar os reli­gi­o­sos pro­fis­si­o­nais em sua missão autoim­posta e diabólica de semear a culpa e endossar a opressão. 

Por outro lado, e deve ser a hora de enfa­ti­zar­mos isso, Jesus não chegou a convidar uma única pessoa, fosse um judeu trêmulo ou um carola romano pagão, a abandonar ou rejeitar sua própria tradição religiosa.

A tremenda sin­gu­la­ri­dade dos evan­ge­lhos não está na revelação de que Deus não exige os sacri­fí­cios da reli­gi­o­si­dade e não encontra prazer neles; isso os profetas haviam deixado sufi­ci­en­te­mente claro qua­tro­cen­tas páginas antes. A revi­ra­volta trazida pelo exemplo, pela palavra e pela pessoa de Jesus é, como em tudo que diz respeito a ele, ao mesmo tempo mais exigente e mais sutil; é ao mesmo tempo mais pessoal e mais universal. Jesus não veio libertar o homem religioso das ins­ti­tui­ções reli­gi­o­sas, veio libertar a huma­ni­dade inteira de um paradigma ainda mais debi­li­tante e infan­ti­li­zante, de uma visão de mundo.
......

E estou intei­ra­mente convicto (e já devo ter deixado sufi­ci­en­te­mente clara essa posição) de que a fide­li­dade de uma pessoa ao ensino, à herança e às expec­ta­ti­vas de Jesus não tem nenhuma relação com a assi­dui­dade da par­ti­ci­pa­ção dessa pessoa nas ati­vi­da­des de uma agre­mi­a­ção religiosa de sua escolha. Fica a dica!!!

Enfim... concordo com as palavras do Paulo Brabo:
“POR QUE IR À IGREJA É O MENOR DOS SEUS PROBLEMAS”

Lido, mastigado, remoído e claro... surrupiado do @saobrabo
Texto original aqui

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (301) #Provocações (282) #Word (55) Administração (58) Amor (295) Arte (270) Atitude (558) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (163) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (312) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (491) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações