Quando Jesus enrolou aquela toalha na cintura, derramou água em uma bacia de cobre e lavou os pés sujos dos apóstolos, iniciou-se um dos maiores atos subversivos da história.
A partir desse momento, nascia uma ideia até então sem precedentes sobre a grandeza do reino de Deus:
...o discípulo que se humilha, busca o último lugar e se torna como criança será exaltado. Que chocante reversão das prioridades e valores de nossa cultura!
Preferir ser o servo em vez de ser senhor da casa, escarnecer do prestígio, poder e reconhecimento, recusar-se a se levar a sério, viver com alegria seguindo a rotina de um servo -estas são as atitudes e ações que levam o selo do autêntico discipulado.
De fato Jesus disse: Bem-aventurados sois se amarem pessoas desconhecidas e vistas como nada. Sendo todas as coisas iguais, preferir o desprezo à honra, preferir o ridículo ao louvor, preferir a humilhação à glória, isso são formulas de grandeza na realidade do novo reino. Jesus Cristo está acima de tudo, à medida que se torna o menor de todos.
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens: e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” Fp 2:5-8
Em Jesus a mente de Deus torna-se transparente.
Nele, não encontramos nada do seu próprio ego a ser visto, mas somente o apaixonado amor de Deus que nos persegue. Através de sua vida de humilde serviço, Jesus nos revela o coração de Deus.
Subversiva hierarquia de valores
O carpinteiro nazareno não refinou apenas a ética de Platão e Aristóteles, Ele não reordenou meramente a espiritualidade do Velho Testamento, Ele não reordenou simplesmente a velha criação – Ele trouxe a pura subversão!!!
Juliano Fabricio
Ps: qual é a parte de Filipenses 2 que vc ainda não entendeu!!!