Porque o Pen­te­cos­tes, em seu coração ardente, não fala só sobre linguagem, mas é também um ato de rebelião divina através da linguagem. 

É o protesto exposto ao vento de um Deus sem fron­tei­ras que se posiciona contra a equi­vo­cada pre­fe­rên­cia humana pela linguagem vazia dos poderosos. 

No Pen­te­cos­tes, Deus fala contra a tendência humana de forçar a unidade através da uni­for­mi­dade e da exclu­si­vi­dade, exigindo que as pessoas se conformem a padrões arbi­trá­rios de res­pei­ta­bi­li­dade e fazendo tudo isso em nome de Deus.

No dia de Pen­te­cos­tes Deus fala do lado de fora das muralhas de reli­gi­o­si­dade do templo, do lado de fora dos salões do poder político, do lado de fora dos limites da res­pei­ta­bi­li­dade. Deus fala nas ruas. A voz divina é manifesta em todas as línguas e em todos os povos, não só no latim imperial dos ocupantes romanos nem só no idioma da elite religiosa que res­trin­gia o acesso a Deus através de taxas opres­si­vas. Em vez disso, Deus fala no vernáculo do cada dia e de todo lugar.

No Pen­te­cos­tes, Deus concede a voz divina às línguas de um bando de zés-ninguém e a uma multidão de gente comum. Trata-se de um ato de liberação, tanto para a huma­ni­dade quanto para Deus.

[. . .]

Um Deus de muitas línguas. Um Deus de muitos povos. Um Deus sem idioma oficial. Um Deus que, em vez de silenciar, delega poder ao discurso dos oprimidos, dos bru­ta­li­za­dos e dos mar­gi­na­li­za­dos. O Pen­te­cos­tes foi uma revolta contra os que buscavam res­trin­gir Deus a um único e res­pei­tá­vel idioma oficial de um único povo justo ou a uma única teologia sistemática.

David R. Henson em

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (303) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (295) Arte (270) Atitude (559) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (164) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (491) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações